Você está aqui: Página Inicial / Processo Legislativo / Parlamentares / Alice Gonçalves

Alice Gonçalves

por alt publicado 13/11/2015 16h14, última modificação 25/10/2017 15h31

Filha de agricultores nasceu na zona rural da cidade de Altaneira na região do Distrito São Romão, em 12 de outubro de 1961. Desde menina sempre foi muito aguerrida e sonhadora.

Filha da Sra. Damiana Sampaio de Oliveira, “Dadá”, e do Sr. Francisco Gonçalves de Alencar, “Chico Vaqueiro”, seus pais tiveram vinte filhos, Alice é a décima nona da geração.

Quando criança trabalhou na agricultura familiar e estudava sonhando com um futuro melhor. Aos quinze anos foi convidada a assumir uma sala de aula com em torno de vinte alunos da alfa a quarta série, na localidade do São Romão. Alice estava cursando ainda o ensino fundamental e mesmo assim como sempre muito aguerrida nunca fugiu de uma luta aceitou o convite, mesmo sem nenhuma experiência tinha a missão de alfabetizar crianças e assim conseguiu.

Lecionou por três anos na rede pública municipal enfrentou dificuldades e nunca desistiu de seus objetivos. Só que em meio às dificuldades surgindo decidiu, aos dezoito anos, sair em busca de melhorias para si e para sua família. Então a partir disso foi residir em Crato na residência de seu irmão mais velho em busca de trabalho e de sobrevivência, onde inicialmente só consegue desenvolver trabalhos como doméstica para ter seu próprio sustento.

Neste período da juventude que residia em Crato conheceu Raimundo Rodrigues com quem aos dezenoves anos casou-se e constituiu família. Como fruto deste relacionamento teve em 1980 seu primeiro filho Robério Gonçalves e em 1987 teve a segunda filha Rafaela Gonçalves, que como muito esforço laborando como lavadeira de roupas para famílias consegue custear os estudos dos dois filhos.

Foi com muito esforço que conseguiu graduar os filhos em contabilidade e Direito, profissões essas que atualmente é exercida respectivamente por seu filho na condição do magistério e por sua filha na condição de advogada. Além de êxitos como mãe teve também a honra de ganhar a nora Liliany Sousa e assim possuir duas netas, a jovem Lilian

Rodrigues que é atual acadêmica de Direito e a adolescente Ana Lívia Rodrigues que está no ensino fundamental, ambas residentes em Crato.

Depois de casada e família constituída resolveu dar continuidade aos estudos em que concluiu o Ensino Médio, fez o curso Técnico em Higiene Dental- THD e posteriormente foi aprovada pela Universidade Vale do Acaraú- UVA no vestibular do curso de Pedagogia.

Em meio a este percurso retorna no ano de 1994 as origens em que nasceu e vai residir no distrito São Romão, localidade essa em que uni esforços com seu esposo iniciando o labor na vida política e consegue dentro do município altaneirense ter ser esposo eleito por 04 legislaturas de vereador .

Em meio às conquistas é abordada com um problema de saúde, em que no ano de 1999 é diagnosticada com câncer e a partir daí passa a dividir esforços entre a vida familiar,pessoal e terapêutica. Enfrenta um período de dois anos para tratamento na capital cearense com processo de quimioterapias e rotinas hospitalares.

Apesar de todo abalo físico e emocional é com muita fé e determinação que vence a doença e reescreve as páginas de sua história. Alice, durante a vida profissional exerceu diversas funções públicas e privadas. Em destaque tem seu trabalhou em parceria com a iniciativa privada, a empresa Brasil Solidário, com a formação de cursos no ano de 2007. Em seguida inicia no setor público pela secretária municipal de saúde de Altaneira como auxiliar na área da odontologia. Assume também a época em que estava como primeira-dama interina à gestão da Secretaria de Assistência Social como secretaria da pasta no ano de 2011.

Em continuidade ao seu trabalho junto com as comunidades altaneirenses candidata-se pela primeira vez a um cargo público e sai eleita em 2012 como vereadora obtendo 587 votos dos 4.518 válidos. Neste mandado é eleita pelos colegas vereadores como secretária da mesa diretora, onde ocupou o cargo por dois anos consecutivos.

Nesta primeira legislatura buscou desenvolver um trabalho voltado ao povo e em busca do desenvolvimento do município, preferindo sempre um trabalho direcionado para os mais carentes e discriminados. Foi então com este perfil de agente público que o Instituto Tiradentes lhe honrou com a Medalha Tiradentes- Colar Bronze por ter sido avaliada como a terceira vereadora mais atuante em seu município, além de ser homenageada pelo Instituto Capacitar com a honraria de uma comenda na classificação “Mulher da luta e dos Direitos”.

Assim com o êxito da primeira experiência em cargo público candidata-se a reeleição e é novamente reeleita pelo povo e assume sua segunda legislatura como vereadora do município altaneirense, bem como é eleita secretária pelos pares para compor a mesa diretora com duração bienal.

Alice Gonçalves, conhecida pela sua coragem e humildade. Sempre com um espírito jovem e dinâmico, busca ser para com amigos e familiares uma mulher prestativa,

Atenciosa, esforçada, temente a Deus e a sua fé.

Alice Gonçalves

Alice Gonçalves de Oliveira