Vereador Presidente Deza Soares (PT) requer Audiência Pública sobre a Lagoa Santa Tereza

#Câmara POR GOMES 18 DE AGOSTO DE 2021

Em sessão legislativa, da 16ª legislatura, Biênio 2021-2022, sendo esta de número 27 realizada no formato virtual devido à pandemia de Covid-19, o parlamentar Deza Soares (PT) que também é Presidente da casa do povo, apresentou importante Requerimento sobre a Lagoa de Santa Tereza. Na ocasião, podemos declarar que este momento marca a história do Município, pois debater alguma propositura sobre a Lagoa Santa Tereza implica em evocar elementos imagéticos e discursivos sobre a construção de Altaneira.

A História do Município é contada a partir da Lagoa, para além de um recurso de riqueza natural o reservatório hídrico assume contornos sociais e culturais, que assinalam para a cronologia ou linha do tempo, traçando no pensamento dos Altaneirenses relatos posicionados no passado, presente e futuro. Símbolo de resistência política, a lagoa não é somente um espaço físico e geográfico, sua própria imagem aciona dispositivos que mobilizam a dinâmica social local.

Em outras palavras, pensar o processo de Revitalização da Lagoa Santa Tereza é pensar também em como a sede Municipal se organiza e opera enquanto polo administrativo. Conferir o status de Patrimônio Histórico e Cultural a Lagoa é conferir também viabilidade de projetar uma obra arquitetônica que impulsione a economia e desenvolvimento local.

Dito de outro modo, a execução de um Requerimento deste porte e de uma grandiosidade educacional gera repercussão positiva em toda a população, haja vista que a partir do momento em que se traz esse debate a tona já se promove consciência coletiva.

Em suma, se faz de extrema importância a realização de Audiência Pública para dialogar sobre a aprovação deste Requerimento que desvela todo o potencial do Município. Uma vez que, acontecendo esta Audiência o poder público chama a atenção para a implementação de uma cultura voltada para o bem estar social coletivo e conjunto.