Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretários de Saúde e Educação prestam informações à Câmara

Secretários de Saúde e Educação prestam informações à Câmara

por alt publicado 25/04/2019 02h17, última modificação 25/04/2019 02h17
Na sessão de hoje, 24/04, a Secretária de Educação Leocádia Rodrigues e o Secretário de Saúde Luan Kaio solicitaram espaço para prestarem esclarecimentos a respeito de ações e críticas feitas pelos Vereadores as suas respectivas pastas.

A Secretária de Educação, Leocádia Rodrigues, iniciou suas colocações declarando seu respeito, admiração e zelo com a Câmara, afirmando que em virtude dos trabalhos e posicionamentos dos Parlamentares a Câmara tem adquirido respeito e elogios do povo altaneirense. Falou sobre diversas ações da Secretaria de Educação, entre elas: o atendimento de toda demanda das crianças na educação infantil com creches e escolinhas estruturadas com ótima qualidade e profissionais qualificados, acabando com a lista de espera; o atendimento de 973 crianças com a escola em tempo integral, com algumas reclamações e críticas, mas estão fazendo o possível para um bom atendimento; a conquista de um ônibus por meio do Plano de Ações Articuladas – PAR, por estarem cumprindo com suas obrigações; O processo de progressão dos professores, onde parabenizou a comissão que esteve à frente do processo e cumpriram com as determinações da lei do PCCRM, esclarecendo que não houve e não haverá politicagem; e sobre a seleção para contratação temporária de professores.

A Vereadora Zuleide falou que está a 25 anos na educação, que quando participa de capacitações a educação de Altaneira é exaltada pela qualidade que apresenta. Que a comissão está entregando os resultados da avaliação feita pelos professores para a mudança de classe.

Leocádia cobrou o reconhecimento dos pontos fortes da gestão por parte dos opositores, explicou que o dinheiro que foi gasto com a compra de livros não podia ser utilizado para aquisição de fardas. Pediu desculpas aos pais e afirmou que no tempo certo e com o dinheiro certo as fardas serão compradas. E finalizou solicitando uma reflexão dos Vereadores e d toda comunidade sobre o modo como as Vereadoras, mulheres do legislativo são tratadas, pedindo que elas merecem mais respeito e admiração. Agradeceu ao espaço e se colocou a disposição de todos.

Em seguida, utilizou a tribuna o Secretário de Saúde Luan Kayo para esclarecer críticas feitas pelo Vereador Flávio sobre resposta encaminhada ao requerimento do mesmo. Afirmou que sempre respondeu os pedidos dos Vereadores em tempo hábil e que sua resposta nada mais cita do que é pedido no requerimento, que no hospital não estão atendendo nenhuma especialidade, lá só tem um médico 24 horas por dia. Informou que hoje foi publicado a licitação para contração dos serviços de especialidades que serão ofertados no hospital municipal, que serão pagos por hora trabalhadas, mesmo não sendo obrigados, pois isso é obrigação do estado. Lamentou a ausência de alguns Vereadores na VII Conferência da Saúde, onde seria oportuno as críticas e sugestões dos mesmos. Justificou as dificuldades dos médicos plantonistas do hospital em conscientizar a população para serem atendida no seu PSF. Afirmou que os agentes de endemias iniciaram as visitas, que chegaram num acordo. Finalizou dizendo que ficou muito decepcionando com o Vereador Flávio pelas críticas que fez.

Flávio afirmou que a resposta ao seu requerimento encaminhada por Luan foi vaga, onde cobrou as especialidades e que a resposta menospreza a inteligência do Vereador e do povo. Que as cobranças feitas pelos Vereadores têm surtido efeito. Que está há trinta anos na vida pública não pode calar diante dessas coisas e que não tem tempo a perder.

Luan voltou a reafirmar que sua resposta foi dentro da normalidade, que foi coerente e que a licitação sobre os serviços de especialidades foi anunciada antes do requerimento do Vereador.

O Vereador Antônio Leite afirmou que quem estar na vida pública deve aceitar a críticas. Que já tentou ajudar ao Secretário de Saúde com transporte e marcação de exames. Mas que saúde não pode esperar, não dá para ter paciência como pediu o Prefeito, pois o gestor faz o que for mais rentável para ele e não para o povo. Que a resposta de Luan deixou a desejar.

Genival Ponciano afirmou que não fez críticas ao Secretário, que fez apenas um pedido sobre melhorar o atendimento no hospital por parte dos médicos. Que essa questão colocada pelos vereadores da oposição é questão política e não do povo.

A Vereadora Zuleide lamentou as agressões que recebe, pois não pode cochichar com Genival que já recebe agressões. Afirmou que essas picuinhas políticas não ajudam em nada, que Altaneira estar de mão cheia, com uma boa administração.

Luan afirmou que lamenta não saber fazer dinheiro, que não consegue atender todo mundo e lamentou ser tão criticado, que teve um passado sofrido, estudou muito, sempre em escola pública e não merece essas críticas. Questionado por Antônio Leite sobre a licitação das especialidades, afirmou que será pago por hora trabalhada e finalizou convidando a população para a inauguração o CEO que será amanhã às 13h, pediu desculpas a Flávio.

Tema livre

O Vereador Flávio Correia afirmou que vêm trabalhar de forma respeitosa, mas quando é insultado, perde o controle, que escuta a todos, mas sempre é atrapalhado. Pedem para respeitar as Vereadoras, mas não contribuem. Se colocou preocupado com o Secretário Luan, pois ele não tem autonomia para gerir a pasta, pois quem manda são outros. Que esse governo é sem planejamento, dividiu o hospital para construir o CEO. Que a escola em tempo integral no estado foi feita de forma gradual, uma série a cada ano, melhorando a infraestrutura das escolas, diferente do atropelo feito aqui. Citou o relato de um estudante que elogiou a qualidade da merenda da EEM Santa Tereza e criticou a qualidade da merenda da EMEF 18 de Dezembro, cobrou que escutem os alunos, eles que sabem o que está ocorrendo. Informou que quando criticou a falta de manutenção dos ônibus que transportam os universitários, alguns universitários apaniguados falaram que o Parlamentar não tem moral para criticar, mas não se importa, pois critica a AUNA por não defender a categoria. Finalizou anunciando que irá continuar com a s críticas que são cobradas pelo povo.

A Vereadora Zuleide Ferreira parabenizou a EMEF 18 de Dezembro pela realização da feira do livro e que hoje ocorreu a aplicação do primeiro protocolo do maispaic nas escolas. Ontem ocorreu um evento da Olimpíada de Língua com os professores que são autores. Lamentou a situação do atendimento do Banco Bradesco, informando que o Banco estar procurando um local para abrir uma agência com melhor comodidade para os clientes.

O Vereador Genival Ponciano se colocou muito satisfeito e feliz com a informação da abertura do CEO. Informou do convite da Secretaria de Cultura para as semifinais do campeonato municipal de futsal que ocorreram nesse próximo final de semana. Citou que as críticas ajudam, que a escola em tempo integral está ajudando muito a educação altaneirense, pois gostaria que seus filhos tivessem estudado em escola em tempo integral. Finalizou dizendo que não sabe quanto tempo ficará no mandado, pois depende de Alice, que ela pode querer retornar e que enquanto estiver na Câmara fará seu trabalho em defesa do povo altaneirense.

Valmir Brasil reclamou sobre as lâmpadas da Avenida Maximino que ainda não foram repostas, que o povo está cobrando. Solicitou que todos devemos nos respeitar, que estamos passando apenas uma temporada no Legislativo e não devemos ficar brigando. Afirmou que o Secretário de Saúde sofre sem poder atender o povo, mas que todos nós sofremos, pois, lidar com o povo não é fácil.

Flávio cobrou providencias sobre o roço da estrada que liga Altaneira a Nova Olinda.  

A Vereadora Silvania Andrade parabenizou o Secretário Luan e a Secretária Leocádia pelas explicações e trabalho, a Secretária Alice pela organização das apresentações dos caretas  e que o Prefeito já solicitou a recuperação das estradas na operação tapa buracos.

O Vereador Antônio Leite lamentou as mudanças nos discursos dos Parlamentares. Afirmou que os que antes cobravam melhorias na saúde, mesmo tendo uma saúde ainda melhor, hoje calam, passam a elogiar enquanto os atendimentos pioraram. Fez referência a qualidade da educação de Brejo Santos sem ser em tempo integral, afirmando que aqui começou errado. Pediu para escutarem os alunos, pois eles reclamam com propriedade, sabem, de fato, o que está acontecendo nas escolas. Que desde 1986 que milita em defesa dos mais necessitados, que não chegou por acaso, que mora aqui e sabe dos sofrimentos de nossa gente, que não precisa ficar mamando nas tetas do governo, decidiram sair por não concordar com as práticas irregulares do gestor. Que não concordam com esses que fazem discurso para enganar o povo e prática se dar bem, ontem criticava, hoje passaram a endeusar quem não prestava. Fez referência ao convite do SINSEMA para mesa redonda sobre a reforma da previdência, pois o SINSEMA não defende os associados. Acrescentou a participação na capacitação promovida pelo TCE, que foi importante para esclarecer algumas dúvidas, como o décimo terceiro e terço de férias para os temporários e comissionados, que irá cobrar junto ao ministério público tais direitos.

O Vereador Professor Adeilton também explicou sobre a participação dos Vereadores e Servidores da Câmara na capacitação promovida pelo Tribunal e Contas do Estado do Ceará – TCE. Afirmou ser de fundamental importância a participação dos Vereadores nesses eventos, pois fortalecer o cumprimento do papel dos Parlamentares.

Ordem do dia

Sem matéria para ordem do dia.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Facebook Twitter Linkedin Youtube Flickr

Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 1151
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo

Acesso à Informação