Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores e servidores participam de capacitação promovida pelo TCE

Vereadores e servidores participam de capacitação promovida pelo TCE

por alt publicado 24/04/2019 02h05, última modificação 24/04/2019 02h05
Durante o dia de hoje, 23/04, os Vereadores e servidores da Câmara de Altaneira, participaram de uma capacitação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, TCE, na cidade de Assaré.

Por meio do Programa TCEduc que tem a finalidade de promover ações educacionais voltadas para o aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos, dos poderes executivo e legislativo, o TCE promoveu durante todo o dia seis cursos para servidores, Vereadores e gestores municipais.

Os Vereadores Antônio Leite, Cier Bastos, Genival Ponciano, Professor Adeilton, Silvania Andrade, Valmir Brasil e Zuleide Ferreira participaram do curso aspectos relevantes da gestão administrativa e orçamentária no poder legislativo. Onde foi abordado duodécimo (definição; previsão constitucional; composição da sua base de cálculo; fixação na loa e adequação por decreto; saldo ao final do exercício); concurso público para o legislativo, dentre outros.

Os servidores do legislativo participaram dos cursos controle interno: governança, risco e compliance, que teve como objetivo disseminar entre os participantes o conhecimento acerca da necessidade de se implementar controles internos na esfera municipal como suporte à governança, à gestão de riscos e compliance. E do curso governança nas aquisições públicas: riscos e controles com o objetivo de ampliar conhecimentos de servidores, gestores e demais pessoas que militam nas áreas de compras públicas quanto aos aspectos da governança, apresentando riscos e controles nas aquisições.