Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira.

#Sessão POR RICARDO 01 DE JANEIRO DE 2023

A Sessão Solene para Posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira para o biênio 2023-2024, está estabelecida para este dia primeiro de janeiro da terceira sessão legislativa conforme determinação legal prevista no §2º do Art. 25 do Regimento Interno da Casa.

Nas saudações iniciais, o Presidente Deza Soares (PT) registrou a presença dos companheiros parlamentares cumprimentando a todos e todas, justificando a ausência da Vereadora reeleita Secretária da Mesa Diretora, Roberci Vânia Oliveira (PSD). Fez os cumprimentos também à assessoria da casa legislativa, fazendo registro das seguintes autoridades presentes no auditório da Casa: Raimundo Nogueira Soares, ex-presidente da Câmara de Altaneira; os secretários (as) municipais Paulo Almeida; Leila Magnólia; Cezar Cristóvão e Luiz Pedro; a Primeira Dama do Município Eliane Alencar; a esposa do Presidente da Casa, Eliene Alencar e também o seu pai; a ex-Vereadora Alice Gonçalves; o ex-Vereador Raimundo da Mota; o Professor Nicolau Neto; Professora Lucena; Naldo Alencar; Antônio Raimundo e José Aparecido. A ausência do Prefeito Municipal de Altaneira, Dariomar Rodrigues, foi justificada devido a sua ida à Brasília para a Posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Presidente reeleito Deza Soares convidou todos os presentes para ficarem em pé para a execução do Hino de Altaneira. Na sequência, o Presidente pontuou que a composição da Mesa Diretora foi decidida por eleição na forma regimental e de acordo com a Lei Orgânica do Município, obedecendo ao princípio da proporcionalidade, pela decisão do Soberano Plenário da Casa Legislativa na 37ª Sessão Ordinária da Segunda Sessão Legislativa desta 16ª Legislatura realizada no dia 14 de Dezembro de 2022, com a seguinte composição:

Presidente - Vereador Deza Soares (PT)

Vice-Presidente - Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves (PT)

Secretária - Vereadora Roberci Vânia Oliveira (PSD)

Foi registrado que não houve nenhuma impugnação ou recurso ao procedimento e resultado da eleição, razão pela qual na forma Regimental e de acordo com a Lei Orgânica do Município, Declarando empossada a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altaneira para o biênio 2023-2024 desta 16ª Legislatura.

Dando prosseguimento a solenidade, o Presidente fez a concessão de fala aos eleitos. Inicialmente, a Vice-Presidente Dra. Rafaela Gonçalves (PT) fez uso da fala. No seu pronunciamento a nobre externou votos de feliz ano novo a todos os presentes e ouvintes, agradecendo aos seus pais e a Deus, que lhe possibilitaram essa oportunidade. A Parlamentar discursou sobre as atividades que pretende desenvolver na Casa do povo nesse biênio 2023/2024, com destaque a promulgação do Estatuto da Equidade Racial, firmando compromisso e comprometimento na atualização jurídica do município, compromisso já firmado na renovação do Regimento Interno e Lei Orgânica. A Vice-Presidente Dra. Rafaela Gonçalves evidenciou o seu grande entusiasmo em ocupar o cargo, em continuidade ao trabalho da Vereadora Silvânia Andrade (PT).

Representando o Poder Executivo, o Secretário de Administração e Finanças Luiz Pedro também fez uso da fala. Após cumprimentos iniciais, o Secretário parabenizou todos os integrantes da nova Mesa Diretora e reiterou a necessidade de mais união entre os Poderes Executivo e Legislativo, colocando o Poder Executivo a inteira disposição, e finalizando sua fala externando votos de feliz ano novo a todos.

Ulteriormente, o Presidente Vereador Deza Soares (PT) utilizou a palavra. Em seu pronunciamento asseverou da satisfação de ter sido reeleito para a Presidência da Casa, e fez um discurso com muita gratidão, onde agradeceu a todos os seus eleitores, que o conduziram à Casa do Povo no ano de dois mil e vinte um (2021), assim como aos colegas Vereadores que o conduziram à reeleição para a Presidência da Câmara, onde recebeu o apoio total, espontâneo e democrático da bancada da minoria e também do empresário Palito Soares, o que comprovou sua boa condução da Casa Legislativa. Lamentou, contudo, a posição de alguns Vereadores situacionistas em relação à eleição e esclareceu que sua vitória não aconteceu por meio de acordos e, por isso, pediu respeito, pontuando que alguns rumores o magoaram, mas, também, o fortaleceram. O Presidente relembrou alguns pontos de sua gestão anterior e reafirmou o seu compromisso com o Prefeito Dariomar Rodrigues, com a cidade de Altaneira e com uma boa gestão da Casa do Povo, com políticas públicas em prol da população Altaneirense.

A Sessão foi suspensa da por 10 minutos para a lavratura da Ata. Após a leitura e aprovação da Ata para posterior determinação do registro legal junto aos Órgãos competentes, o Presidente Deza Soares encerrou a Sessão agradecendo e externando votos de paz, saúde, e prosperidade a todos neste ano de 2023, com registro da volta dos trabalhos legislativos no dia 01 de fevereiro.

Link de acesso da transmissão: https://www.facebook.com/cmaaltaneira/videos/712989120457743