Foto:
Nas saudações iniciais, o Presidente Valmir Brasil (PSB), solicitou o registro da presença dos demais Parlamentares, cumprimentando a todos e registrando a ausência dos Vereadores Júnior do Povo e Professor Nonato. Fez os cumprimentos também à Assessoria da Casa Legislativa e internautas que acompanhavam a Sessão no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, bem como a todos que se fizeram presentes no auditório da Casa.
EXPEDIENTE:
Item 1: Edital de Convocação, da Presidência da Câmara, para Sessão Extraordinária.
Item 2: Mensagem nº 019/2025, do Poder Executivo, de convocação de Sessão Extraordinária da Câmara Municipal.
Item 3: Projeto de Lei nº 013/2025, do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de gratificação por desempenho de função para servidores efetivos lotados no Departamento de Recursos Humanos do Município de Altaneira.
Item 4: Projeto de Lei nº 014/2025, do Poder Executivo, que dispõe sobre alterações dos anexos I e II da Lei 684/2017 para criar o cargo em comissão de Subprocurador-Geral, no âmbito da Procuradoria Geral do Município.
Item 5: Projeto de Lei nº 015/2025, do Poder Executivo, que dispõe sobre declaração de utilidade pública do Instituto Lilica de Proteção Animal.
Item 6: Ofício nº 23/2025, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, solicitando a participação do seu Secretário, Sr. Francisco Ferreira da Costa, na Sessão da Câmara a ser realizada no dia 26 de março de 2025, para tratar sobre o tema Programa Garantia-Safra 2023/2024.
PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, CIER BASTOS
Após saudações e cumprimentos iniciais aos presentes e ouvintes, o Secretário Municipal de Agricultura, Cier Bastos, informou que o município de Altaneira não foi contemplado pelo programa Garantia Safra, o que gerou preocupação entre os agricultores. Explicou que o programa exige a comprovação de perdas agrícolas por meio de critérios como laudos amostrais, índices de chuva medidos pelo IMET, dados do IBGE e análises do CEMADEN. Esclareceu também que, apesar de o município ter registrado um índice de perda de chuva de 54%, isso não foi suficiente para garantir a inclusão no programa. O Secretário também questionou a metodologia utilizada, especialmente a análise do IBGE, que considera uma média histórica de 10 anos, o que pode prejudicar municípios que enfrentaram perdas mais recentes. Destacou que a gestão municipal está empenhada em reverter essa situação e já entrou em contato com órgãos responsáveis para buscar esclarecimentos. Além disso, enfatizou a necessidade de maior controle sobre os laudos amostrais, que são fundamentais na avaliação do programa. Segundo ele, os dados coletados por técnicos locais precisam representar melhor a realidade dos agricultores.
No momento destinado a comentários questionamentos por parte dos Vereadores, o Vereador Paulo Robson expressou preocupação com a exclusão de Altaneira do programa Garantia Safra, impactando 402 agricultores que deixaram de receber quase R$ 500.000,00, no total. O Parlamentar explicou que a concessão do benefício depende de quatro critérios, sendo que apenas um indicou perdas significativas, possivelmente devido a falhas na elaboração dos laudos municipais. O Vereador questionou se houve erro técnico na coleta de dados e se a administração ainda pode reverter a decisão para recuperar o benefício. O Vereador Professor Deza Soares concordou com a preocupação levantada por Paulo Robson sobre a exclusão de Altamira do programa Garantia Safra. Destacou ainda que a Secretaria de Agricultura da gestão passada teve um bom desempenho, mas questionou se houve negligência ou falhas no monitoramento e apresentação dos dados, o que pode ter comprometido a comprovação das perdas agrícolas exigidas para o benefício. O Parlamentar mencionou o relatório que aponta a ausência de perdas agrícolas significativas e questionou quais ações podem ser tomadas para auxiliar os agricultores afetados. A Vereadora Tia Janne questionou como os prejuízos dos agricultores poderiam ser revertidos e quais mecanismos a Secretaria pretende utilizar para solucionar a situação. O Vereador Zé de Zuza questionou se é o município ou órgãos externos que realizam as visitas técnicas e como se pode justificar uma perda de 54% de chuvas com uma renda de 60% de alimentos, argumentando que a falta de chuvas deveria impactar diretamente a produção. Questionou, por fim, se haveria a possibilidade de erro de digitação nos sistemas do Governo Federal. Após ter respondido aos pontos levantados pelos Vereadores, o Secretário fez suas considerações finais e informou que em breve comparecerá novamente à Casa para esclarecimentos acerca de outras pautas, agradecendo o espaço concedido.
ORDEM DO DIA:
Item 1: Solicitação de urgência, do Poder Executivo, na apreciação dos Projetos de Leis nº 013, 014 e 015/2025, todos de autoria do Poder Executivo.
Matéria provada pela maioria.
Item 2: Projeto de Lei nº 012/2025, do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Secretaria de Comunicação Social, e Secretaria de Transportes,
? adota outras providências.Matéria provada pela maioria.
O Presidente em exercício, Valmir Brasil, encerrou a Sessão agradecendo a participação de todos. A Sessão foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.
Há 11 dias
Há 14 dias
Há 18 dias
Há 25 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?