A Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira (07/11), no Plenário da Câmara Municipal de Altaneira, foi convocada pela Comissão Permanente da Casa, presidida pelo Vereador Ariovaldo Soares (PDT), a fim de apresentar o Projeto de Lei da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2025.
Na abertura dos trabalhos, o Presidente Ariovaldo Soares (PDT) registrou a presença dos Vereadores membros da Comissão Permanente, sendo eles o Secretário Paulo Geaneo (PT) e o Relator Júnior do Povo (PT). Além destes, também foi registrada a presença do Presidente da Casa, Deza Soares e demais Vereadores da Legislatura. Também foi registrada a presença do Contador Público Municipal, Avartanhas; Prefeito Municipal, Dariomar Rodrigues (PT); a Prefeita Eleita, Ana Késia (PSB), Controladora Geral, Geniara Sales; Vereadores e Vereadoras eleitos(as); Secretários e Secretárias de pastas municipais e demais servidores públicos e sociedade civil.
Após cumprimentos e saudações iniciais, o Contador Avartanha fez a explanação do projeto, com intuito de dar transparência a todo o processo de planejamento, informando e esclarecendo à sociedade civil quanto às prioridades e metas de governo; ouvindo e acolhendo as propostas para análises e encaminhamentos na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o exercício de 2025. Com o recurso de slides foram apresentadas as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2025, com destaque para as metas fiscais e riscos fiscais, receitas realizadas por categoria econômica. As tabelas e gráficos com valores totais e demais especificações podem ser acessados através da apresentação do Contador no arquivo da transmissão ao vivo no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube. Finalizada a apresentação do Contador, o Presidente Ariovaldo Soares agradeceu a contribuição do mesmo e direcionou o momento sequente para demais intervenções dos presentes na Audiência.
O Relator da Casa, Júnior do Povo (PT), destacou que a responsabilidade pela construção da lei em debate é de cada cidadão altaneirense. Também abordou a importância das audiências públicas para a transparência na governança. Finalizou informando que estará aceitando emendas até o dia 21 de novembro, para análise junto à Comissão Permanente.
Após manifestação dos populares presentes, o momento seguinte foi destinado a falas e questionamento das autoridades presentes, onde o Vereador Professor Nonato (PT) destacou a importância da participação popular na audiência, anunciou a apresentação de emendas para aprimorar o trabalho do Executivo e Legislativo e colocou seu mandato à disposição da população. Finalizou reafirmando seu compromisso em fazer uma política voltada principalmente para o povo de Altaneira. O Presidente da Casa, Vereador Deza Soares (PT), destacou a importância de uma execução responsável, à altura do que o povo altaneirense merece. Reafirmou seu compromisso em analisar, discutir e votar o orçamento com seriedade, demonstrando preocupação com todas as áreas municipais. Enfatizou que o ciclo da política partidária se encerrou com as eleições e ressaltou a importância de dedicação e trabalho em prol do município e da população de Altaneira. A Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves (PT) expressou satisfação em participar do momento, destacando que a futura gestão buscará manter, dentro da lei de responsabilidade fiscal, a continuidade de programas e serviços sustentáveis, priorizando também a qualidade destes. O Prefeito Dariomar Rodrigues (PT) afirmou que, apesar do orçamento previsto, governar implica fazer escolhas. Abordou questões levantadas pela população, destacando a importância de melhorias na educação, saúde e meio ambiente. Teceu críticas a denúncias que, segundo ele, foram realizadas sem provas, apontando que isso prejudica o município e saindo em defesa de uma oposição com responsabilidade. Garantiu que não há rombo na gestão e celebrou a obtenção do município do selo UNICEF. A Vereadora Roberci Vânia (PSD) afirmou que a oposição realizada nessa legislatura foi responsável e participativa, destacando que mesma buscou recursos para o município. A Prefeita eleita Ana Kesia (PSB) destacou a importância da participação popular na audiência e lembrou que o orçamento para o próximo ano não foi elaborado por sua equipe de governo. Saiu em defesa de uma união entre os poderes Executivo e Legislativo. Comprometeu-se a buscar melhorias para Altaneira em todas as áreas, apontando que alguns setores do município estão em estado de calamidade, manifestando preocupação com estes.
O Presidente da Comissão Permanente, Ariovaldo Soares agradeceu a participação de todos, declarando encerrada a Audiência Pública.
A Audiência Pública foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.
Há 13 dias
Há 17 dias
Há 20 dias
Há 27 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?