Sessão Solene de Inauguração da Nova Sede do Poder Legislativo Municipal e entrega de Homenagens.

#Sessão POR MARCOS LIMA 29 DE JUNHO DE 2024

Sessão Solene de Inauguração da Nova Sede do Poder Legislativo Municipal e entrega de Homenagens: Medalhas de Honra ao Mérito Legislativo; entrega de Títulos de Cidadania e Comenda Ambiental.

A solenidade foi conduzida pelo Cerimonialista e Ouvidor da Prefeitura Municipal de Altaneira, Antônio Pereira da Silva, popularmente conhecido como Antônio de Kaci e contou com a presença do Prefeito Municipal, Dariomar Rodrigues; Secretárias e Secretários Municipais, homenageados com títulos de Cidadania, Honra ao Mérito Legislativo e Comenda Ambiental e membros da sociedade civil.

Seguido o momento externo de corte de faixa inaugural protagonizado pelo Presidente Deza Soares, já dentro do Plenário da Casa, foram executados os Hinos Nacional e Municipal, pela Banda de Música Municipal Padre David Moreira.

Após saudações iniciais do Presidente, foi apresentado um vídeo sobre a construção da nova sede do Poder Legislativo e um slide contento apresentação dos Revisores da Lei Orgânica Municipal de 1990, de 2011 e de 2023, assim como da atual Assessoria interna da Casa.

Seguindo para o discurso do Presidente, o mesmo expressou profunda gratidão a Deus por permitir-lhe participar de um momento crucial em sua vida pessoal e pública. No ensejo, destacou sua trajetória de longa data como colaborador ativo em movimentos sociais, políticos e administrativos de Altaneira, desde a juventude até sua atual Gestão na Câmara. Enfatizou ainda seu compromisso contínuo com o Município, mencionando sua experiência como Presidente também de diversos grupos e associações, além de seu papel fundamental em revisões Legislativas e na condução de importantes reformas na estrutura governamental local. Orgulhosamente, mencionou conquistas recentes, como a construção da nova sede do Poder Legislativo, um marco histórico após décadas de uso da sede anterior. Ademais, ressaltou a importância da colaboração entre os poderes Legislativo e Executivo, destacando parcerias significativas que possibilitaram realizar feitos importantes para a comunidade. Concluiu reafirmando seu compromisso com uma gestão eficiente e voltada para o interesse público, enfatizando que seu foco permanece na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Altaneira.

Dando seguimento, o Prefeito Municipal, Dariomar Rodrigues fez um breve pronunciamento, onde, após saudações formais a todos os presentes, destacou o orgulho de receber o Prêmio Escola Nota 10, entregue pelo Governador Elmano de Freitas. Para mais, abordou a evolução significativa nos setores da saúde e meio ambiente municipal, ressaltando a importância dessas áreas junto com a educação, sendo elas, as três Secretarias que formam a base financeira do Estado. O Prefeito também parabenizou toda a atual Legislatura, em especial ao Presidente Deza Soares, pelos inúmeros marcos alcançados.

Seguiu-se, na sequência, para as entregas de homenagens, iniciando com os agraciados com o Título de Cidadania Altaneirense, tivermos: o Deputado Federal Cid Ferreira Gomes; Deputado Federal Professor Mauro Benevides Filho; o Ministro da Educação Camilo Sobreira de Santana; Deputado Estadual Fernando Matos Santana; Deputado Federal José Nobre Guimarães; Francisca Valneir da Costa Freitas e o Professor Dhony Sâmeque Nergino. Em seguida, foram entregues Medalhas de Honra ao Mérito Legislativo às seguintes personalidades: Constituintes Raimundo Nogueira Soares; Francisco Gonçalves de Olivera in memoriam; Raimundo Arrais de Oliveira; Marques Dorivan de Oliveira; José Godofredo Sobrinho; Francisco Ananias Barbosa in memoriam; João Gualberto da Silva in memoriam; João Rufino de Oliveira in memoriam; Januário Rufino de Oliveira in memoriam e Marcos Eliano Tavares Ribeiro in memoriam. Integrantes da Academia Brasileira de Letras, Seccional Regional de Araripe: Reginaldo de Sousa Venâncio; Aldemir Ribeiro de Sousa; Francisco Adriano de Sousa; José Evantuil de Sousa e Maria Oliveira Lino. Esportistas: José Humberto Batista; Daniel Vieira da Costa e Francisco Sávio Alcântara Soares. Empreendedores: Sérgio Eudislley Gomes de Lima e Cicero Ronaldo Nunes. E, por fim, outros grandes nomes importantes, como: Maria Lúcia De Lucena, representando a Associação Raízes Culturais de Altaneira - ARCA e a Fundação Educativa e Cultural ARCA; ex-Prefeito Raimundo Rodrigues da Mota; José Nicolau da Silva Neto; Antônio Alencar Moura Cordeiro; Francisco Gois Abraão e Antônio de Sousa Venâncio in memoriam. Comenda Ambiental do Município de Altaneira: Antônio Ceza Cristovão; Francisco Dariomar Rodrigues Soares; Heloísa Bitu dos Santos; João Albino Neto e Raimundo Nogueira Soares.

O instante posterior foi destinado à fala dos Vereadores que concederam as Homenagens, onde, na oportunidade, cada um versou sobre a referida concessão, assim como parabenizou o Presidente Deza Soares por mais um grande marco à frente da Casa do Povo.

Nas considerações finais, o Presidente Deza Soares expressou sua gratidão à toda sua família e agradeceu o reconhecimento de todos os oradores. Deu continuidade e destacou uma citação do ex-Prefeito Ivan Alcântara sobre a primeira Câmara Municipal de Altaneira e a evolução do seu Parlamento, evidenciando o progresso e a importância desse órgão. Concluindo, registrou agradecimentos a todos os presentes e ouvintes pela participação nesse momento histórico para o Município, dando ênfase ao valor de cada contribuição para o desenvolvimento e a memória da cidade. A Sessão foi transmitida página oficial da Câmara Municipal no Facebook, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.