21ª Sessão, quarta Sessão Legislativa, da 16ª legislatura (2021 - 2024) - Câmara Municipal de Altaneira/CE.

#Sessão POR MARCOS LIMA 16 DE AGOSTO DE 2024

Nas saudações iniciais, o Presidente Deza Soares (PT) solicitou o registro da presença dos demais Parlamentares, cumprimentando a todos. Fez os cumprimentos também à Assessoria da Casa Legislativa e internautas que acompanhavam a Sessão no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, bem como a todos que se fizeram presentes no auditório da Casa. Havendo número regimental de Parlamentares, o Presidente fez abertura da Sessão Ordinária e consultou os Parlamentares sobre pretensão de retificação da Ata da Sessão anterior, em seguida, pôs a mesma em votação, que foi aprovada por unanimidade.

Sem matérias.

REGISTRO DA PRESIDÊNCIA:

O Presidente Deza Soares (PT) expressou condolências à toda família e amigos de Sandy Thiemy, Secretária Municipal de Governo, pelo falecimento de seu avô, popularmente conhecido como Dr. Citonho. Da mesma forma, manifestou solidariedade a Geno e toda sua família pela perda de seu filho, o jovem William Paulo. Em seguida, reafirmou seu compromisso com a condução dos trabalhos na Casa Legislativa de Altaneira e convidou todos os cidadãos a assistirem presencialmente às sessões no auditório da Casa.

TEMA LIVRE:

A Vereadora Roberci Vânia Oliveira (PSD) externou votos de boa sorte aos candidatos à Vereadores no Município de Altaneira. Expressou pesar pelas mortes de Dr. Citonho, do jovem William e da Senhora Edileusa. Novamente, teceu críticas às reformas das creches municipais, pontuando que as mesmas não são bem planejadas. O Vereador Ariovaldo Soares (PDT) afirmou que os servidores recém-nomeados estão sendo "perseguidos" pela Administração Municipal, mencionando relatos recebidos dos próprios funcionários. Destacou as dificuldades enfrentadas pelos nomeados para guarda-municipal, citando a Lei Federal 13.022/2014. O Vereador Professor Nonato (PT) expressou pesar às famílias enlutadas de Altaneira. Fez menção ao início oficial das campanhas eleitorais; à recuperação da estrada que liga o Distrito de São Romão à Farias Brito e manifestou entusiasmo pela convocação de vários profissionais aprovados no concurso público. O Vereador Valmir Brasil (PDT) expressou pesar às famílias altaneirenses que se encontram enlutadas nesse momento. Agradeceu pelo reparo na estrada do Distrito São Romão, porém, destacou a necessidade de consertos na passagem molhada, fazendo cobranças à outras demandas na referida localidade. Também externou votos de boa sorte a todos os candidatos dessas eleições de outubro. O Vereador Júnior do Povo (PT) também manifestou pesar pelas mortes de Dr. Citonho e do jovem William Paulo. Relativamente as condições de trabalho dos guardas-municipais, registrou que os novos contratados devem se adaptar à realidade do Município e trabalhar com profissionalismo em benefício da população altaneirense, declarando que apoiará os servidores quando forem prejudicados. Por fim, discutiu temas relacionados à escola de ensino integral no Município. A Vereadora Drª Rafaela Gonçalves (PT) solidarizou-se com a família do jovem William Paulo, que faleceu no último Dia dos Pais. Tratou sobre obras já realizadas no Distrito do São Romão, assim como de ações aprovadas na Casa que ainda aguardam sua execução. Sobre o "Agosto Lilás", destacou a Lei Mulher Fortalecida, de sua autoria, que também aguarda ser executada. Mencionou a falta de inclusão da Capoeira na grade curricular do ensino integral e fez menção à suas visitas em domicilio, no Distrito do São Romão. A Vereadora Silvânia Andrade (PT) externou sentimento de pesar à família de Geno e de Sandy Thiemy, pelas partidas de seus entes queridos. Para mais, manifestou votos de boa sorte a todos os Vereadores que estão na campanha para eleição e reeleição. O Vereador Paulo Geaneo (PT) igualmente, apresentou condolências à família de Geno e Sandy Thiemy, pelas suas dolorosas perdas. Em relação ao início da campanha eleitoral, saiu em defesa de uma campanha limpa e democrática. O Vereador Deza Soares (PT) novamente, expressou condolências às famílias de Altaneira que estão sofrendo com o luto atualmente. Também mencionou o início da campanha eleitoral, enfatizando a necessidade de os eleitores analisarem as realizações dos Vereadores para votarem de maneira consciente. O nobre reafirmou sua candidatura à reeleição e defendeu uma campanha baseada no respeito mútuo entre os candidatos.

Item 1: Requerimento nº 034/2024, de autoria do Vereador Júnior do Povo, solicitando pavimentação em pedra tosca na localidade do Sítio Prado, especificamente entre a casa da Senhora Silvanete Rufino e do Senhor Assis Caldas.

Matéria aprovada por unanimidade.

Item 2: Requerimento nº 035/2024, de autoria do Vereador Ariovaldo Soares, solicitando informações acerca da construção da Rodovia Trasamazônica (BR 230), via São Romão - Altaneira.

Matéria aprovada por unanimidade.

O Presidente Deza Soares (PT) encerrou a Sessão agradecendo a participação de todos. A Sessão foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.