27ª Sessão Ordinária, quarta Sessão Legislativa, da 16ª legislatura (2021 - 2024) - Câmara Municipal de Altaneira/CE.

#Sessão POR MARCOS LIMA 27 DE SETEMBRO DE 2024

Nas saudações iniciais, o Presidente Deza Soares (PT) solicitou o registro da presença dos demais Parlamentares, cumprimentando a todos. Fez os cumprimentos também à Assessoria da Casa Legislativa e internautas que acompanhavam a Sessão no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, bem como a todos que se fizeram presentes no auditório da Casa. Havendo número regimental de Parlamentares, o Presidente fez abertura da Sessão Ordinária e consultou os Parlamentares sobre pretensão de retificação da Ata da Sessão anterior, em seguida, pôs a mesma em votação, que foi aprovada por unanimidade.

EXPEDIENTE

Item 1: Ofício nº 504/2024, do Poder Executivos, em resposta ao Ofício nº 084/2024/GP, a respeito do Requerimento nº 040/2024.

REGISTROS DA PRESIDÊNCIA

O Presidente Deza Soares (PT) marcou presença na abertura dos festejos de São Francisco, no Vale do São Romão, junto aos demais vereadores. Na ocasião, também manifestou pesar diante de um acontecimento trágico, prestando solidariedade e condolências aos familiares e amigos do jovem Francisco Otávio, por sua dolorosa e inesperada partida.

TEMA LIVRE

O Vereador Paulo Geane (PT) manifestou sentimento de pesar a toda família do jovem Francisco Otávio, pela sua precoce partida. O Vereador Valmir Brasil (PDT) agradeceu aos devotos de São Francisco e demais presentes na abertura dos festejos do Padroeiro do Vale do São Romão, e convidou toda a comunidade altaneirense a participar das celebrações. O Vereador Ariovaldo Soares (PDT) fez considerações acerca do Decreto Municipal n° 034/2024, questionando a "eficiência na Gestão Pública", mencionada no referido documento. Também mencionou a contenção de gastos; indicações para transição de governo, e afirmou ter provas de reuniões que corroboram denúncias de perseguição. A Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves (PT) anunciou a retirada de sua candidatura, afirmando que foi traída por aliados e que foi alvo do discurso ódio nas últimas semanas. Destacou que sua decisão não foi por medo, mas, sim, por acreditar que a política deve ser baseada em princípios e honestidade. Agradeceu todo o apoio recebido. A Vereadora Robeci Vânia (PSD) informou que recebeu reclamações de cidadãos sobre a restrição ao uso dos banheiros no mercado público central e destacou a importância de acompanhar o caso retratado no ofício nº 504/2024, conforme resposta ao requerimento. O Vereador Deza Soares (PT) afirmou que "cada um faz a sua própria história" e reconheceu enfrentar retaliações tanto de aliados quanto de opositores. Enfatizou sua trajetória política marcada por determinação e fidelidade partidária, destacando que sempre se posicionou como um vereador de esquerda. O nobre lamentou os esforços para questionar sua integridade, mas, garantiu que apesar das adversidades, permanece firme em suas convicções políticas.

ORDEM DO DIA

Item 1: Requerimento nº 044/2024, de autoria do Vereador Ariovaldo Soares, solicitando expedição de convite à Secretária Municipal de Administração e Finanças, Edislânia Simião, para que a mesma compareça à Câmara Municipal para tratar sobre a condição financeira do município.

Matéria desaprovada pela maioria.

O Presidente Deza Soares encerrou a Sessão agradecendo a participação de todos. A Sessão foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.