29ª Sessão Ordinária, quarta Sessão Legislativa, da 16ª legislatura (2021 - 2024) - Câmara Municipal de Altaneira/CE.

#Sessão POR MARCOS LIMA 11 DE OUTUBRO DE 2024

Nas saudações iniciais, o Presidente Deza Soares (PT) solicitou o registro da presença dos demais Parlamentares, cumprimentando a todos. Fez os cumprimentos também à Assessoria da Casa Legislativa e internautas que acompanhavam a Sessão no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, bem como a todos que se fizeram presentes no auditório da Casa. A ausência do Vereador Professor Nonato foi justificado em face de problemas de saúde. Havendo número regimental de Parlamentares, o Presidente fez abertura da Sessão Ordinária e consultou os Parlamentares sobre pretensão de retificação da Ata da Sessão anterior, em seguida, pôs a mesma em votação, que foi aprovada por unanimidade.

Sem matérias.

REGISTROS DA PRESIDÊNCIA

O Presidente Deza Soares (PT) parabenizou todos os eleitos e reeleitos nas eleições de 2024, que exercerão seus mandatos na legislatura de 2025 a 2028. Também expressou sua gratidão aos 492 eleitores que o reconduziram ao cargo para seu 6º mandato. Durante seu discurso, destacou a importância de continuar trabalhando em benefício de toda a sociedade altaneirense. Além disso, parabenizou a candidata a Prefeita eleita, Ana Késia, pela campanha vitoriosa, e também reconheceu o esforço da candidata do PT, Silvânia Andrade, e seu vice, Sérgio Eudislley, pela campanha democrática que realizaram. Em seguida, solidarizou-se com a família de Luiz de Dora, lamentando profundamente sua trágica partida. Anunciou ainda que apresentará uma emenda à Lei Orgânica Municipal. Mais uma vez, agradeceu a todos que contribuíram para sua reeleição, recordando os desafios superados ao longo da campanha. Por fim, destacou alguns dos marcos históricos de sua Gestão como presidente da Câmara, como as reformas na Lei Orgânica do Município, a revisão do Regimento Interno e a construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal.

TEMA LIVRE

A Vereadora Silvânia Andrade (PT) manifestou pesar à família de Luiz de Dora por sua trágica partida. Agradeceu a cada um dos eleitores que a apoiaram como candidata à Prefeita de Altaneira. Agradeceu também ao seu vice, Sérgio Eudislley, pela parceria, e a cada um que, de alguma maneira, contribuiu na caminhada de ambos. A nobre também felicitou o Vereador e Presidente Deza e os demais Vereadores reeleitos, assim como eleitos. Reforçou seu compromisso de continuar trabalhando em prol dos cidadãos de Altaneira, mesmo não tendo saído vitoriosa, solicitando à nova Gestão que siga com o trabalho em prol da sociedade altaneirense. A Vereadora Robeci Vânia (PSD) parabenizou os colegas reeleitos e eleitos, assim como a Prefeita eleita, Ana Késia, e seu vice, Jaskcon. Elogiou a Vereadora e candidata Silvânia Andrade pela sua campanha. Lamentou a não realização da festa da Padroeira Santa Teresa, atribuindo o problema à má administração de recursos. O Vereador Valmir Brasil (PSB) agradeceu aos eleitores, familiares e amigos pelo apoio em sua reeleição. Expressou confiança na nova Gestão, assim como nos Vereadores eleitos e parabenizou a candidata Silvânia Andrade por seu discurso e campanha e, igualmente, o Vereador e Presidente Deza Soares por seu 6º mandato, além de destacar o empenho da Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves e da ex-vereadora Alice Gonçalves na campanha de Ana Késia. A Vereadora Dra. Rafaela Gonçalves (PT) saudou os vereadores reeleitos e os novos eleitos. Parabenizou a candidata Silvânia Andrade, afirmando que sua derrota refletiu a rejeição à Gestão do Prefeito Dariomar Rodrigues, afirmando que esta foi marcado por perseguições e serviços mal prestados. Teceu considerações a falta de envolvimento do Poder Legislativo na governabilidade e reafirmou sua independência em relação a qualquer gestão. Por fim, agradeceu a todos que contribuíram para a vitória de Ana Késia. O Vereador Ariovaldo Soares (PDT) alertou sobre um déficit no valor de R$4.000.000,00 que a próxima Gestão enfrentará no início no mandato. Criticou a nomeação de mais de 300 servidores, alegando que as mesmas ocorreram sem planejamento. Versou ainda sobre o papel da Câmara no controle dos atos da administração pública e na autorização de despesas municipais. O Vereador Junior do Povo (PT) parabenizou o Vereador Deza Soares pela vitória, destacando que sua condução ao seu 6º mandato reflete a sua importância na política de Altaneira. O nobre parabenizou os candidatos eleitos e reeleitos, incluindo as candidatas a Prefeita Ana Késia e Silvânia Andrade. Fez considerações acerca de erros cometidos na Gestão atual, assim como nas anteriores e reconheceu o trabalho dos vereadores que não pleitearam a reeleição. O Vereador Paulo Geaneo (PT) agradeceu aos eleitores pela reeleição e destacou as dificuldades enfrentadas na campanha. O nobre parabenizou a candidata Silvânia Andrade e seu vice Sérgio pela campanha limpa, assim como o Presidente Deza Soares pela conquista de seu 6º mandato, um marco na política de Altaneira. Prestou condolências à família de seu amigo Luiz de Dora e felicitou todos os vereadores eleitos, reafirmando seu compromisso em auxiliar a nova Gestão no desenvolvimento do município.

Sem matérias.

O Presidente Deza Soares encerrou a Sessão agradecendo novamente a todos os 492 cidadãos que o conduziram ao seu 6° mandato, principalmente, a todos aqueles que participaram da caminhada junto a ele. Reforçou que encerará sua Gestão na Presidência da Casa Legislativa com toda convicção no seu trabalho realizado, reforçando que não privilegiou e nem perseguiu ninguém, agindo sempre dentro da legalidade, sendo fiel aos seus princípios e buscando a imparcialidade. Também agradeceu a participação de todos. A Sessão foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.