Nas saudações iniciais, o Presidente em exercício, Valmir Brasil (PSB), solicitou o registro da presença dos demais Parlamentares, cumprimentando a todos. Fez os cumprimentos também à Assessoria da Casa Legislativa e internautas que acompanhavam a Sessão no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, bem como a todos que se fizeram presentes no auditório da Casa.
EXPEDIENTE
Sem Matérias.
ORDEM DO DIA
Item 1: Eleição e Posse para o Cargo de Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, para o biênio 2025-2026, em atendimento a determinação judicial lavrada nos autos do Procedimento Comum Cível Nº300001931.2025.8.06.0132, do Juíz da Vara Única da Comarca de Nova Olinda.
Declarado abertos os trabalhos, o Presidente esclareceu que conforme a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, todos os Vereadores são candidatos naturais podendo serem votados, sem necessidade de registro de candidatura. Estando apenas o Vereador Professor Deza Soares impedido de ser votado para o cargo de Presidente por força da decisão judicial mencionada no item 1.
Em seguida, esclareceu que a eleição seria realizada por meio de chamada por ordem alfabética do nome Parlamentar de cada Vereador que, por sua vez, deveria responder nominalmente em quem vota; iniciando-se pelo cargo de Presidente, seguindo para o cargo de Vice Presidente e, por fim, para o cargo de Secretário.
Nos discursos dos Candidatos para Presidência da Casa Legislativa, o Vereador Júnior do Povo registrou que sua candidatura visa oportunizar que todos os Vereadores da Casa, exerçam o cargo, ressaltando que a Câmara é a "casa do povo" e deve ser um espaço de diálogo e de atendimento às necessidades da população, incluindo assistência jurídica.
O Vereador Valmir Brasil, destacou sua experiência como presidente da Câmara e enfatizou que a presidência nunca foi uma busca de ganância, mas sim algo que deve acontecer no tempo certo. O Parlamentar afirmou que, como Presidente, continuará o bom trabalho realizado pela gestão anterior, focando em uma gestão eficiente para a Câmara e para a população de Altaneira.
Encerrados os pronunciamentos, seguiu-se para a votação, que adveio o seguinte resultado: para o cargo de Presidente da Câmara, o Vereador Valmir Brasil recebeu os votos dos Vereadores: Paulo Robson, Professor Deza Soares, Tia Jaime, Zé de Zuza e Valmir Brasil, e o Vereador Júnior do Povo recebeu os votos dos Vereadores Júnior do Povo, Paulo Geaneo, Professora Ana Maria e Professor Nonato. Sendo que o Vereador Valmir Brasil recebeu cinco votos e o Vereador Júnior do Povo recebeu quatro votos, sendo declarado o Vereador Valmir Brasil eleito e empossado no cargo de Presidente da Câmara para o restante do biênio 2025-2026.
Já nos discursos dos Candidatos para Vice-Presidência da Casa Legislativa, o Vereador Professor Deza Soares destacou sua experiência como gestor e o seu compromisso com a legalidade e o povo. Ressaltou que sempre se posicionou de forma independente, sem favorecimento a partidos ou grupos políticos. O Parlamentar afirmou que continuará no PT, mas não aceitará desrespeito. Finalizou reafirmando seu compromisso com a população de Altaneira.
Enquanto o Vereador Professor Nonato se apresentou como candidato à Vice-Presidência da Câmara e pediu o voto de confiança dos colegas Vereadores, destacando sua capacidade de representar a Casa. Enfatizou que, independentemente das divergências entre os partidos, a democracia é feita pela maioria, e que está disponível para servir à Câmara, respeitando a decisão dos Vereadores, sejam do PT ou do PSB.
Encerrados os pronunciamentos, seguiu-se para a votação, que adveio o seguinte resultado: o Vereador Professor Deza Soares recebeu os votos dos Vereadores: Paulo Robson, Professor Deza Soares, Tia Janne, Zé de Zuza e Valmir Brasil e o Vereador Professor Nonato recebeu os votos dos Vereadores Júnior do Povo, Paulo Geaneo, Professora Ana Maria e Professor Nonato. Sendo que o Vereador Professor Deza Soares recebeu cinco voto e o Vereador Professor Nonato recebeu quatro votos. Sendo declarado eleito e empossado no cargo de Vice-Presidente da Camara para o biênio 2025-2026 o Vereador Professor Deza Soares.
Sequentemente, para a eleição de Secretário da Mesa, apenas a Vereadora Professora Ana Maria se manifestou como candidata, e passando a votação, onde a Vereadora recebeu os votos dos Vereadores Júnior do Povo, Paulo Geaneo, Paulo Robson, Professora Ana Maria, Professor Deza Soares, Professor Nonato, Tia Janne, Zé de Zuza e Valmir Brasil. Tendo recebidos nove votos, a Vereadora Professora Ana Maria foi declarada eleita e empossada.
O Presidente em exercício, Valmir Brasil, encerrou a Sessão agradecendo a participação de todos. A Sessão foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.
Há 5 dias
Há 5 dias
Há 12 dias
Há 19 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?