Foto:
Nas saudações iniciais, o Presidente em exercício, Valmir Brasil (PSB), solicitou o registro da presença dos demais Parlamentares, cumprimentando a todos. Fez os cumprimentos também à Assessoria da Casa Legislativa e internautas que acompanhavam a Sessão no canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, bem como a todos que se fizeram presentes no auditório da Casa.
EXPEDIENTE
Sem Matérias.
ORDEM DO DIA
Item 1: Eleição e Posse para o Cargo de Presidente da Câmara Municipal de Altaneira, para o biênio 2025-2026, em atendimento a determinação judicial lavrada nos autos do Procedimento Comum Cível Nº300001931.2025.8.06.0132, do Juíz da Vara Única da Comarca de Nova Olinda.
Declarado abertos os trabalhos, o Presidente esclareceu que conforme a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, todos os Vereadores são candidatos naturais podendo serem votados, sem necessidade de registro de candidatura. Estando apenas o Vereador Professor Deza Soares impedido de ser votado para o cargo de Presidente por força da decisão judicial mencionada no item 1.
Em seguida, esclareceu que a eleição seria realizada por meio de chamada por ordem alfabética do nome Parlamentar de cada Vereador que, por sua vez, deveria responder nominalmente em quem vota; iniciando-se pelo cargo de Presidente, seguindo para o cargo de Vice Presidente e, por fim, para o cargo de Secretário.
Nos discursos dos Candidatos para Presidência da Casa Legislativa, o Vereador Júnior do Povo registrou que sua candidatura visa oportunizar que todos os Vereadores da Casa, exerçam o cargo, ressaltando que a Câmara é a "casa do povo" e deve ser um espaço de diálogo e de atendimento às necessidades da população, incluindo assistência jurídica.
O Vereador Valmir Brasil, destacou sua experiência como presidente da Câmara e enfatizou que a presidência nunca foi uma busca de ganância, mas sim algo que deve acontecer no tempo certo. O Parlamentar afirmou que, como Presidente, continuará o bom trabalho realizado pela gestão anterior, focando em uma gestão eficiente para a Câmara e para a população de Altaneira.
Encerrados os pronunciamentos, seguiu-se para a votação, que adveio o seguinte resultado: para o cargo de Presidente da Câmara, o Vereador Valmir Brasil recebeu os votos dos Vereadores: Paulo Robson, Professor Deza Soares, Tia Jaime, Zé de Zuza e Valmir Brasil, e o Vereador Júnior do Povo recebeu os votos dos Vereadores Júnior do Povo, Paulo Geaneo, Professora Ana Maria e Professor Nonato. Sendo que o Vereador Valmir Brasil recebeu cinco votos e o Vereador Júnior do Povo recebeu quatro votos, sendo declarado o Vereador Valmir Brasil eleito e empossado no cargo de Presidente da Câmara para o restante do biênio 2025-2026.
Já nos discursos dos Candidatos para Vice-Presidência da Casa Legislativa, o Vereador Professor Deza Soares destacou sua experiência como gestor e o seu compromisso com a legalidade e o povo. Ressaltou que sempre se posicionou de forma independente, sem favorecimento a partidos ou grupos políticos. O Parlamentar afirmou que continuará no PT, mas não aceitará desrespeito. Finalizou reafirmando seu compromisso com a população de Altaneira.
Enquanto o Vereador Professor Nonato se apresentou como candidato à Vice-Presidência da Câmara e pediu o voto de confiança dos colegas Vereadores, destacando sua capacidade de representar a Casa. Enfatizou que, independentemente das divergências entre os partidos, a democracia é feita pela maioria, e que está disponível para servir à Câmara, respeitando a decisão dos Vereadores, sejam do PT ou do PSB.
Encerrados os pronunciamentos, seguiu-se para a votação, que adveio o seguinte resultado: o Vereador Professor Deza Soares recebeu os votos dos Vereadores: Paulo Robson, Professor Deza Soares, Tia Janne, Zé de Zuza e Valmir Brasil e o Vereador Professor Nonato recebeu os votos dos Vereadores Júnior do Povo, Paulo Geaneo, Professora Ana Maria e Professor Nonato. Sendo que o Vereador Professor Deza Soares recebeu cinco voto e o Vereador Professor Nonato recebeu quatro votos. Sendo declarado eleito e empossado no cargo de Vice-Presidente da Camara para o biênio 2025-2026 o Vereador Professor Deza Soares.
Sequentemente, para a eleição de Secretário da Mesa, apenas a Vereadora Professora Ana Maria se manifestou como candidata, e passando a votação, onde a Vereadora recebeu os votos dos Vereadores Júnior do Povo, Paulo Geaneo, Paulo Robson, Professora Ana Maria, Professor Deza Soares, Professor Nonato, Tia Janne, Zé de Zuza e Valmir Brasil. Tendo recebidos nove votos, a Vereadora Professora Ana Maria foi declarada eleita e empossada.
O Presidente em exercício, Valmir Brasil, encerrou a Sessão agradecendo a participação de todos. A Sessão foi transmitida pelo canal oficial da Câmara Municipal no YouTube, podendo ser acessada na íntegra no link abaixo.
Há 11 dias
Há 14 dias
Há 18 dias
Há 25 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?